Maat e a Senhora Sabedoria
PROVÉBIOS 8: O Chamado da Sabedoria
No Egito antigo, Maat representava o princípio abstrato da verdade, da ordem, da justiça e da harmonia e era também o nome da deusa que personificava tais virtudes.
Os reis eram incentivados a praticar Maat a fim de assegurar um longo reinado (cf Pf 8.15,16). Segundo a mentalidade egípcia, quando Maat influenciava a terra, o Nilo enchia o suficiente para garantir boas safras, havia justiça para todos e as classes sociais coexistiam em harmonia.
Entretanto, quando Maat era ignorada, a terra perecia no caos, no crime e na ruína. Algumas figuras funerárias mostram uma balança sobre um homem que acabou de morrer: num dos lados da balança, está o coração do homem, e do outro, uma pena, representando Maat. Se a balança estiver equilibrada, a alma entrará no paraíso de Osíris. Se o coração for reprovado no teste, um monstro chamado Devorador está de prontidão para tragar sua alma.
É natural que os estudiosos se surpreendam com o grau de influência do conceito egípcio de Maat sobre o pensamento israelita de justiça e ordem social. Alguns estudiosos acreditam que a personificação feminina da Sabedoria em Provérbios 8 seja uma derivação da deusa egípcia Maat.
Não há dúvida de que Israel não existiu isoladamente: na verdade, a Bíblia faz abundantes referências às influências egípcias sobre Israel. Durante o tempo em que ficou no Egito, Israel foi exposto à cultura e à religião daquele país, e a era de Salomão também foi um período de intercâmbio cultural entre essas duas sociedades.
No entanto, é difícil fixar uma linha direta de influência egípcia sobre Israel em relação à ordem, à justiça ou a Maat. Israel e Egito entendiam que a justiça e a harmonia eram necessárias para viver melhor, porém a Sabedoria em Provérbio 8 é uma personificação, não uma deusa. Exemplifica a ordem e a justiça que Deus estabeleceu na criação.
A Sabedoria aparece em outras passagens de Provérbios. Por exemplo, em 1.20-33 ela convida as pessoas a que atentem para seus ensinamentos e dessa forma encontrem a vida.
A personificação da Sabedoria numa mulher que convida o povo a segui-la é uma ideia exclusivamente israelita, sem correspondências nos ensinamentos egípcios.
Extraído da Bíblia de Estudo Arqueológico NVI – Ed. Vida.
Por Pr. Davi Oliveira.